Começa hoje a Semana de Ação Mundial 2019! De 02 a 09 de junho, 190 mil estarão em movimento pela educação brasileira!   A Semana de Ação Mundial começou! De hoje até o próximo domingo todo…

 

                        Começa hoje a Semana de Ação Mundial 2019!

De 02 a 09 de junho, 190 mil estarão em movimento pela educação brasileira!

 

A Semana de Ação Mundial começou! De hoje até o próximo domingo todo o país estará mobilizado em atividades relacionadas ao tema “Educação: já tenho um plano! Precisamos falar sobre o PNE”. A iniciativa busca colocar no centro do debate o (des)cumprimento do Plano Nacional de Educação em seu quinto ano de vigência.

Com isso em mente, mais de 190 mil pessoas serão mobilizadas a partir dos materiais que foram enviados aos mais de 1200 estudantes, educadores(as), pesquisadores(as) e demais interessados em participar da SAM em 2019 que enviaram seus dados no período de inscrição.

Os materiais estão disponíveis em formato digital neste endereço. Com eles em mãos, os participantes poderão pôr em prática uma série de atividades de mobilização: saraus, audiências públicas, mesas redondas, trabalhos escolares etc., relacionados a qualquer uma das 20 metas do PNE, da Educação Básica ao Ensino Superior, passando por Educação Inclusiva, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.

O PNE em debate: o que dizem os números

Neste ano, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação elaborou um relatório detalhado analisando o andamento dos artigos, metas e estratégias que integram a Lei 13.005/2014, que define o Plano Nacional de Educação válido de 2014 a 2024.

Segundo análise da Campanha, das 20 metas elaboradas para aprimorar a qualidade da educação no país, apenas 4 tiveram avanços parciais. O restante caminha a passos lentos e estão distante do cumprimento.

O relatório, disponível na íntegra neste endereço, foi lançado na ocasião do Seminário Nacional da SAM 2019. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e contou com um painel sobre o PNE e o financiamento da educação brasileira, com falas de Daniel Cara, José Marcelino de Rezende Pinto e Thiago Alves.

O segundo painel realizado no Seminário Nacional tratou do cenário brasileiro diante dos índices internacionais de direitos humanos. Andressa Pellanda realizou o lançamento oficial do Índice de Direito à Educação (RTEI), iniciativa do Fundo Educacional internacional RESULTS, realizada no Brasil em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Mais informações

Keyty Medeiros
11 95857-0824

comunicacao@campanha.org.br

www.semanadeacaomundial.org.br

 

 

Portal Campanha